6.3.08

“SORRIA VOCÊ ESTÁ NA BAHIA”

Que bom que você chegou, bem vindo a Salvador!
Férias, prêmio sagrado de todo cristão, ainda mais eu, com um atraso de dois anos e sedento por um marzinho quentinho e transparente. Então, acabo de chegar de Salvador, após minhas merecidas férias e minha conclusão é que: SALVADOR É COISA PRA LOUCO!!!!
A cidade tá uma loucura... Confusão no trânsito, roubos e mortes por causa das pratas nos pescoços, navios com mais de dois mil gringos aportando quase que diariamente, etc. Conforme for o teu olhar, pode parecer a ante-sala do inferno. Mas pra mim, escolado, é a mesma Salvador de sempre, só um pouco mais largada pelos governantes. É uma muvuca geral, quando tu pensas que está tranqüilo vem uma enxurrada de gente te incomodar, quando tem um monte de gente na praia e tu pensa que será uma merda, cada um fica na sua e tudo fica legal. Os vendedores de bugigangas são um caso a parte, se tu demonstrar qualquer interesse ou até se não demonstrar interesse algum, eles irão te vender alguma porcaria. Minha dica: Não falo nada, sorrio e balanço o dedinho indicador de forma negativa. Um ambuçante até perguntou: “E ele, não fala nada?!”
Quando tu te arrumas para a praia, vem uma nuvem de chuva e parece que vai melar tudo. Daí tu trocas de roupa, e o sol em instantes se mostra mais forte novamente... É coisa de maluco!
Misturam tudo, samba, reggae, axé, batucada, sertanejo o que tem de pior na música e vivam as vogais. AÊ, aê ê ê ê ê ê ê ô ô ô ô ô ô ô . O Baiano não nasce ele estréia, todos se acham artista. O Sonho da mulher Baiana é casar com um gringo e voltar pra Bahia se mostrar pras outras, como ela deu certo, e literalmente “Deu certo”!
Em uma das noites, que eu estava lá, deu a maior chuva do ano em Salvador. O caos estava instalado. Os órgãos públicos sumiram: Polícia, orientação de trânsito, iluminação, etc... Todos desapareceram, só no dia seguinte há uma operação rescaldo. O prefeito vai, então, a tevê avisar que tudo será reconstruído e que irá se preparar para a próxima temporada de chuvas. É só pra passar a sensação de segurança e tranqüilidade á população. Mas na hora do “gritiriu” sabemos que todos sumirão novamente.
A bagunça é tanta que eu fui a uma missa na Igreja do Rosário dos Pretos, e no meio missa começou uns tambores a tocar. O pessoal do ofertório entrou com roupas de batuque, se balançando como se estivessem num terreiro de macumba. É uma mistureba danada até na hora da missa! Mas toda essa miscigenação faz com que Salvador seja um lugar maravilhoso de se visitar, então, vista seu cocar e sorria você está na Bahia!


Nenhum comentário: